Minha missão e valores

Missão, visão e valores, a tríade organizacional que fica emoldurada na sala do RH. Quem trabalha em uma empresa sabe o quanto – muitas vezes – as frases bonitas não saem do papel.
Mas, na psicologia o trabalho sem um compromisso ético (valores) e sem uma implicação pessoal (missão) se torna impossível.

O que embasa minhas escolhas profissionais e pessoais são muito claras e sólidas para mim. Porém, dei-me conta de que nunca falei abertamente sobre isso. Meus textos e minhas falas, de certa forma, comunicam minha missão e meus valores como psicanalista. Mas, por que não deixar expô-los de forma mais aberta e explicar como cheguei até aqui?

Missão

Escolhi a psicanálise como abordagem que embasa meu trabalho há 15 anos, ainda na graduação de psicologia. De pronto, me identifiquei com a crítica social e a forma sensível e profunda de compreensão do ser humano que esta propõe. Quanto mais estudava, fazia minha análise pessoal e atendia meus pacientes na clínica, mais me encantava pala leitura psicanalítica.

Porém, foi quando me tornei mãe, que passei e enxergar a teoria e a prática psicanalítica com outros olhos. Vivenciei no corpo e na alma toda a intensidade do que é ser mãe e, de forma mais ampla, ser mulher em nossa cultura. A partir dali, meu interesse em compreender de maneira mais específica a experiência da feminilidade se solidificou.

Passei a estudar muito sobre as questões do feminino e da maternidade tanto na teoria psicanalítica, quanto nas teorias feministas e até na literatura.

Isso tudo, inevitavelmente, impactou minha forma de trabalhar. Começou a fazer sentido focar meus atendimentos à mulheres com o objetivo de ajudá-las, através da análise, a viver de forma mais consciente, livre e significativa.

Valores

O meu compromisso ético é oferecer esse trabalho de forma acolhedora, com consciência social e baseada, de forma muito segura, no famoso tripé da psicanálise: estudos teóricos, supervisão clínica dos atendimentos e fazer minha análise pessoal.

O rigor teórico é uma marca muito forte para mim, tanto que segui com muito amor os estudos acadêmicos até o doutorado.

Entendo meu trabalho como muito maior do que um serviço por um honorário. Minha missão em atender mulheres e meus valores que sustentam uma clínica bem embasada e segura, é o que me move todos os dias e alimenta a paixão pelo ofício que escolhi por amor.

O que você achou desta reflexão? Deixe seu comentário 😉

Com carinho,

Compartilhe!facebook pinterest twitter

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. PROTASIO PLETSCH comentou:

    Qual sua orintação,Freud, Younng, outros? Por que?

    1. Olá! Eu tenho uma base muito forte em Freud e me apoio complementarmente em diversos outros psicanalistas pós-freudianos como: Winnicott, Ferenczi, Melanie Klein, Andre Green e etc…
      Acredito que a psicanálise está em constante desenvolvimento e precisamos estar sempre abertos ao novo